segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A Rede

A Rede Brasileira de Teatro de Rua é formada por movimentos de teatro de todo Brasil, artistas independentes e militantes da cultura que somam não só na quantidade, mas na qualidade dos debates e propostas que visam o fortalecimento e o crescimento de uma rede horizontal e democrática.
É importante destacar o conceito de articulador que vem sendo utilizado pelos participantes da Rede e amplamente debatido nos últimos Encontros Nacionais. Todos são articuladores e podem se colocar onde considerem necessário e prudente, de forma ética e responsável, levando sempre em conta as decisões e princípios tirados pelo coletivo.
Vários foram os motivos que mobilizaram até se chegar a esse consenso e, um deles, é o de que em um Brasil imenso, com diferentes realidades, em um coletivo formado por tantos pensamentos, nenhum deles deve representar o todo. Cada parte desse todo tem a sua visão, a sua particularidade que está ligada pela idéia central que é o Teatro de Rua. O que a princípio pode sugerir falta de organização e superficialidade é o que confere à Rede princípios de horizontalidade, democracia e respeito às diferenças, onde as decisões tendem a ser consensuais e presenciais, apesar da grande atividade no fórum virtual.

Na retrospectiva dos Encontros temos:
·      I e II Encontros em Salvador na Bahia, 2007 e 2008.
·      III Encontro em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, 2008.
·      IV Encontro em São Paulo, SP, 2008 – Mostra Lino Rojas.
·      V Encontro na Aldeia de Arcozelo, em Paty do Alferes, RJ, 2009.
·      VI Encontro em Rio Branco, no Acre, 2009.     
·      VII Encontro Nacional no Rio Grande do Sul em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário